Panos
O que é um pano porta-bebés?
Pano, wrap, sling... um pouco por todo o mundo há mais do que uma forma de denominar este sistema antigo de transportar o bebé junto a nós. Um pedaço de tecido, com medidas padrão, elaborado e certificado para garantir a segurança do transporte do bebé. Por não ser estruturado oferece uma variedade de amarrações e posições que acompanham naturalmente o crescimento do bebé, desde o primeiro dia até ele não querer mais.
Dentro do conceito do Babywearing, esta é sem dúvida a forma mais evolutiva e natural de garantir que o bebé é carregado com a sensação que conhecia dentro do útero da sua mãe. Promove a exterogestação ou quarto trimestre, de forma mais precisa e com um grau de contenção mais intuitivo adaptado ao pormenor ao corpo único de cada bebé.
Cumprindo com o guia de utilização que permite um porte ergonómico para o bebé e portador. O wrap promove um posicionamento fisiológico do bebé pois as suas costas estão apoiadas sem serem forçadas, como a letra “J”, respeitando a sua curvatura natural. Com os joelhos elevados, acima da bacia, como a letra “M” ou um “sapinho”. Em tecido ou em malha, com elasticidade, semi-elástico ou sem elasticidade, o pano é o ideal para ajustar prega por prega, oferecendo a sensação de conforto, como se o bebé estivesse dentro de um casulo, a ouvir os batimentos cardíacos da mãe e do pai, a sentir o seu cheiro, a sua voz, até adormecer, em segurança.
Que tipo de pano devo escolher?
Dependendo da necessidade do teu bebé e da tua, há que ter em conta determinados critérios que poderão influenciar essa escolha. Há que ter em conta as necessidades de cada bebé, o seu tempo de vida, o seu peso e altura, o seu estado de saúde... E também há que ter em conta as tuas necessidades, tendo em conta o teu estado de saúde, a tua fisionomia, o teu ritmo de vida, profissão, a partilha do pano com outro portador, etc. Idealmente uma consultora da Leva-me Contigo será o ponto de partida perfeito para a escolha acertada. Mas caso não te seja possível passar por esta etapa, um pano semi-elástico poderá ser o que reúne as melhores características entre a oferta de panos existentes, pois reúne a facilidade de colocação de um pano elástico e a tensão equilibrada de um pano não elástico. Acaba por ser muito utilizado no primeiro ano de vida do bebé.
Existe um tempo limite para ter o bebé no pano?
Não. Desde que o bebé esteja bem posicionado e tu estejas confortável, não existe um tempo limite como no "ovinho" ou espreguiçadeira. A posição do bebé nos teus "braços extra" é a posição ideal enquanto fizer sentido para ambos.