CALÇAR
A Leva-me Contigo orgulha-se de promover o calçado respeitador já desde o seu início. Há cerca de 10 anos que já promovemos a importância de os bebés e crianças poderem sentir o chão para se poderem sentir enraizadas, seguras e confiantes para a aquisição da marcha. Os pés são uma parte extremamente importante do nosso corpo, eles suportam o nosso peso e devem ser respeitados através da escolha de um calçado que não asfixie, limite ou altere a sua anatomia. Queremos pé saudáveis para um desenvolvimento saudável do resto do corpo. Quanto mais cedo melhor!
O calçado barefoot é um tipo de calçado mais respeitador da fisiologia/anatomia dos pés sem interferir com os seus movimentos naturais e desenvolvimento das crianças. O objectivo é promover a sensação pé descalço, mantendo todos os benefícios associados, ao mesmo tempo que se protege o pé de terrenos mais abrasivos e temperatura exterior.
O que procurar no calçado Barefoot?
Sola
Fina - cerca de 3 mm até aos 4 anos para permitir o desenvolvimento normal dos seus pés. Pode aumentar (8 mm) para os mais velhos.
Flexível - deve ser possível dobrá-la na zona dos metatarsianos (ossos longos no meio do pé) . Na aquisição de marcha deve ser possível de torcer para permitir o movimento de todas as articulações e não atrapalhar movimentos.
Dura - Não devem ser almofadadas.
Sem declive - sem diferenças de altura em toda a sua extensão, de forma a não modificar a aplicação do peso e centro de gravidade da criança.
Contraforte
Flexível e praticamente inexistente para que a criança ganhe força no tornozelo de forma natural durante a evolução da marcha.
Sistema de ajuste
Essencial para que o sapato se adapte ao pé sem provocar incómodo ou magoar, podem ser atacadores ou velcros, de acordo com a idade da criança e a promoção da sua autonomia.
Palmilha
Sem elementos anatómicos: um pé saudável não necessita de elementos com relevo na palmilha que interfira com o desenvolvimento natural da ponte do pé. Idealmente removível, quer para facilitar a sua limpeza quer para detetar se o sapato ainda serve à criança pois permite visualizar diretamente o comprimento do pé sobre a palmilha.
Primeiros passos
A sola muito fina e flexível, quase como uma meia. Em algumas marcas a palmilha não é extraível por forma adquirir maior sensação de andar descalço e é possível “enrolar” o calçado sobre si mesmo.
Aquisição de marcha
A sola é um pouco mais grossa que a do calçado de primeiros passos, com cerca de 3-4 mm, mas muito flexível. Na maioria das marcas a palmilha costuma ser extraível e podemos observar detalhes que promovem a proteção do calçado de brincadeiras mais ativas, como biqueiras protegidas.