Portes grátis em encomendas a partir de 60€

Perguntas Frequentes

Babywearing e Segurança


A partir de que altura poderei utilizar portes nas costas com o meu bebé?

R: Esta é uma questão que nos é colocada pelos pais curiosos quase diariamente. A imagem que temos em mente de em certas culturas (predominantemente na cultura africana) vermos mães a carregarem bebés nas costas desde muito cedo, suscita curiosidade e vontade de poder fazer o mesmo o mais cedo possível.

Quando falamos em colocar um bebé desde recém-nascido até aos 5/6 meses (altura em que já se sentem sozinhos) falamos sempre de panos. De panos não elásticos ou semi-elásticos (estes últimos com um limite inferior de peso).

Na realidade não existe oficialmente uma idade mínima para o poder fazer, e neste campo, as entidades internacionais que regulamentam o Babywearing dividem-se. No que diz respeito à utilização do pano, há escolas de Babywearing que só o recomendam a partir dos 4 meses, altura em que o bebé já tem mais força no pescoço para sustentar o peso da cabeça com menos apoio. A Organização Babywearing Internacional, recomenda apenas a partir do momento em que o bebé já se consiga sentar completamente sozinho e sem apoio (por volta dos 5/6 meses) e há quem o recomende a partir do momento em que cada portador já tenha a prática suficiente para colocar o bebé nas costas cumprindo com todas as regras de segurança exigidas (ABC – Ar, Boa posição e Conforto).

Na Leva-me Contigo, acreditamos que não havendo necessidade, por motivos profissionais, realização de tarefas domésticas ou outras atividades que impliquem termos a parte da frente livre, é uma posição que deve adiar-se até à fase em que o bebé já se consiga sentar sozinho. Lembrem-se que ao colocarem um bebé tão pequeno nas costas não poderão estar tão atentos às suas necessidades e terão que ter cuidados redobrados de segurança em relação ao seu posicionamento. Na posição dorsal o bebé deverá estar o mais elevado possível e o pano apertado o suficiente, com poucas folgas, para apoiar totalmente e de forma segura a cabeça. As vias respiratórias não deverão estar tapadas (rostos sempre visível) e assento deverá respeitar a posição fetal (pernas em M ou em posição de sapinho).

Após praticarem bastante sem o bebé, depois com o bebé, recorrendo inclusive à segurança de uma cama por trás, recorrendo à ajuda de um parceiro, de uma amiga, de uma mãe experiente ou de uma consultora especializada na área.

Quando chegar a altura certa em que se sintam preparados para colocar o bebé nas costas, vão ambos adorar a experiência e abraçar esta nova fase em que o bebé irá descobrir o mundo com o um campo de visão mais alargado. Certamente esta posição irá influenciar mais passeios e caminhadas em família. :)

Como alternativa ao pano, caso queriam optar por um sistema mais prático e respirável, a partir do momento em que o bebé já se sente sozinho, Mei-Tais, Onbuhimos ou mochilas ergonómicas evolutivas poderão ser boas opções.

 

A partir de quantos meses se pode iniciar a posição de lado (com o bebé apoiado na anca) no ring sling?

Resposta: Em média a partir dos 4 meses, ou quando o bebé já tenha controlo do pescoço e nuca. Esta fase também irá corresponder à fase em que o bebé começa a despertar para estímulos exteriores e já tem a visão mais desenvolvida.